A GRANDE E TRÁGICA AVENTURA DO TITAN

 


Ler a notícia


    Há alguns anos, vinte mais precisamente, cinco milionários decidiram entrar numa grande aventura, mas o que eles pensavam ser só mais uma aventura, tornou-se numa terrível tragédia.

    No dia 18 de junho de 2023, quatro homens e um jovem de 19 anos decidiram explorar os restos do grande navio Titanic, porém o que eles não sabiam era que não conseguiriam voltar para casa.

    O naufrágio do Titanic, em 1912, foi uma das piores tragédias da navegação, que causou cerca de 1500 mortos num total de 2200 passageiros, desde a primeira classe até às classes inferiores. Na noite de 14 para 15 de abril, por volta das 10:30 da noite, os passageiros do barco sentiram alguma desestabilização, que mais tarde descobriram que tinha sido provocada pela colisão do navio contra um iceberg. No início ninguém sabia o que tinha acontecido, mas depois começaram a desesperar ao verem que o barco se estava a afundar. E com rapidez os marinheiros e comandantes lançaram os botes à água, porém não havia lugar para todos. Então, foi decidido que os homens ficariam para último, porque havia muitas mulheres com crianças pequenas ao colo. Depois desse acontecimento, ninguém sabia exatamente onde o Titanic se tinha afundado, só se sabia que tinha sido no Atlântico Norte.

    O cientista Robert Ballard, segundo algumas fontes da época, encontrou o Titanic por mero acaso, numa missão para o governo Americano. Este cientista tinha partido numa missão secreta do governo americano para conseguir localizar alguns submarinos que pertenciam ao governo da época, mas acabou por encontrar os destroços do Titanic, a cerca de 4 quilómetros da superfície do mar.

   Quando se deu esta descoberta muitos ficaram curiosos, porém na época não havia dinheiro para fazer tal viagem, porque era uma quantia elevada, que podia chegar a 250 mil dólares.

    Há 43 anos, nos anos 2000, um submarino russo, o kursk, foi lançado ao mar para que investigar melhor o Titanic e também para encontrar uma solução para o trazer para cima, mas foi uma missão sem sucesso. Com a pressão da água, o submarino acabou por perder o controle e afundou-se. Passados 42 anos, foi encontrado e puxado para cima, mas com 118 mortos dentro.

    No ano de 2023,  a OceanGate Expeditions construiu um pequeno submarino, o Titan, para que cinco milionários pudessem ver os destroços do Titanic. Note-se que assinaram um contrato para que, caso acontecesse alguma coisa, a empresa não pudesse ser processada por esses danos. Cada passageiro pagou cerca de 250 mil dólares para fazer a viagem.

    Os especialistas apontam que os cinco passageiros que iam a bordo do submarino se aperceberam de um problema na embarcação, tendo tentado regressar à superfície e contactado as autoridades. O submersível entrou em “queda livre” cerca de 900 metros e em poucos segundos terá implodido.

    Quando, infelizmente, na quinta feira, dia 22 de junho de 2023, encontraram o submarino, o oxigénio já tinha acabado e os cinco tripulantes foram resgatados, mas já sem vida.

    Após 20 anos, agora em 2043, foi lançado um filme em memória dessas pessoas que morreram no Titan.

    Depois deste acontecimento mais ninguém quis explorar o Titanic, todos diziam que o antigo navio tinha uma espécie de "maldição", que quem fosse, nunca mais voltava, como aconteceu naquela noite de 10 de abril de 1912.



Matilde Couto, 7°B



Sem comentários:

Enviar um comentário

A GRANDE E TRÁGICA AVENTURA DO TITAN

  Ler a notícia      Há alguns anos, vinte mais precisamente, cinco milionários decidiram entrar numa grande aventura, mas o que eles pensav...