HISTÓRICO DA PANDEMIA DE COVID-19

 



Histórico da pandemia de COVID-19 - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde (paho.org)


Hoje, dia 20 de abril de 2042 fui ao centro de vacinação com os meus filhos para eles se vacinarem contra o “Edunovírus 42”. Isso fez-me recordar a época da Covid-19 quando eu tinha apenas 14 anos… 

Tudo começou quando surgiu um surto em Wuhan na China em dezembro de 2019. Este foi se alastrando aceleradamente pelo Mundo inteiro e, quando percebemos, estávamos todos em confinamento a ter aulas online, tal como os meus filhos neste exato momento. 

Lembro-me como se fosse ontem, na televisão só se ouvia falar do COVID. Fora de casa quase que nem nos reconhecíamos devido às máscaras. Estávamos constantemente a desinfetar as mãos e qualquer tipo de equipamento ou superfície. 

Foi uma fase bastante complicada para todos nós, principalmente, por não estarmos fisicamente com quem amávamos e por todas as 6189776 pessoas que, infelizmente, não resistiram e faleceram. 

Assim como a Covid-19 causava febre, tosse, dores musculares, dificuldade respiratória, perda de paladar, …  este vírus é semelhante, com a agravante de contaminar os pulmões das pessoas infetadas, com uma substância extremamente tóxica que faz com que a respiração se torne bastante difícil e dolorosa, podendo causar asfixia.

 Felizmente, foram criadas vacinas tal como para a Covid.  Mais uma vez, espero sobreviver a uma pandemia, desta vez, acompanhada pelos meus filhos.

 

Escola Básica e Secundária de Campo, 

Cristiana Cardoso, 9º B


Sem comentários:

Enviar um comentário

A GRANDE E TRÁGICA AVENTURA DO TITAN

  Ler a notícia      Há alguns anos, vinte mais precisamente, cinco milionários decidiram entrar numa grande aventura, mas o que eles pensav...