A GUERRA NA UCRÂNIA

 







 


7 de fevereiro de 2043


A Guerra na Ucrânia

Parece que foi ontem que anunciaram a guerra da Rússia contra a Ucrânia e já se passaram 20 anos.

Lembro-me tão bem, estávamos no intervalo grande, enquanto alunas da Escola Básica de São Lourenço, quando uma colega nos mostrou um post do instagram onde Putin oficialmente tinha declarado guerra contra a Ucrânia.

Eu e a minha amiga fomos imediatamente ao jornal Público (jornal bem-conceituado da altura) e lemos a notícia. Entramos em estado de choque, estávamos com medo do que poderia vir a acontecer em Portugal. Quase um ano depois foi marcada a demonstração de apoio pelos aliados ocidentais da Ucrânia. A Alemanha deu luz verde para o envio de tanques e os Estados Unidos anunciaram também o fornecimento de carros de combate para os ajudar nesta guerra que parecia não terminar.

Os pontos onde foram mais atacados foram nas regiões Norte, Nordeste e Este da Ucrânia, onde os corajosos soldados tinham conseguido manter posições contra as ofensivas russas.

Felizmente, após 10 anos de tortura aos Ucranianos, eles, hoje, ainda estão a tentar restabelecer as suas vidas e a tentar reconstruir o que os russos destruíram.

O Putin e os seus aliados estão a pagar por tudo aquilo que os fizeram passar.

Esta notícia ainda nos comove, por saber que existem pessoas assim no mundo, cruéis e desumanas.

 

 

Escola Básica de São Lourenço,

Mafalda Martins e Matilde Belo, 9.ºA


Sem comentários:

Enviar um comentário

A GRANDE E TRÁGICA AVENTURA DO TITAN

  Ler a notícia      Há alguns anos, vinte mais precisamente, cinco milionários decidiram entrar numa grande aventura, mas o que eles pensav...