MAHSA AMINI: Entenda o caso da morte de jovem que despertou revolta no Irão

 



07-02-2042

 

Ainda nos lembramos de quando tínhamos 14 anos e lemos uma notícia sobre a morte de Mahsa Amini, uma mulher curda iraquiana de 22 anos. Morreu no dia 16 de setembro de 2022 por estar a usar o hijab de forma incorreta.

Vinte anos depois esta notícia ainda nos choca e nos emociona, foi de uma crueldade muito grande. Ao mesmo tempo as manifestações feitas depois da morte de Mahsa Amini ocorreram de uma forma muito corajosa. Pois, durante as manifestações, as mulheres começaram a cortar o seu cabelo. Tudo isto representa protesto, tristeza e luto.                  

Parece que foi ontem que olhamos para a TV e vimos quantas mulheres tinham sido mortas por protestar no Irão. 185 mulheres. Os protestos repercutiram-se noutros países e celebridades como Juliette Binoche e Marien Cotillard mostraram o seu desagrado através das redes socias. A parlamentar Abir al-Sahlani cortou o cabelo e discursou em solidariedade à morte de Mahsa Amini, durante uma sessão da comissão europeia.

Hoje em dia é uma situação menos recorrente mas não completamente abolida, o que nos deixa descontentes. A sociedade desenvolveu-se minimamente, mas não da forma que nós pensávamos. Vinte anos depois deste trágico acontecimento é uma pena que as pessoas não tenham evoluído.

 

https://cultura.uol.com.br/minuto-cultura/noticias/2022/10/13/174_mahsa-amini-entenda-o-caso-da-morte-de-uma-jovem-que-despertou-revolta-no-ira.html

 

Escola Básica de São Lourenço,

Inês Veloso e Ana Carmo, 9.ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário

A GRANDE E TRÁGICA AVENTURA DO TITAN

  Ler a notícia      Há alguns anos, vinte mais precisamente, cinco milionários decidiram entrar numa grande aventura, mas o que eles pensav...