PRIMEIRA-MINISTRA FINLANDESA DANÇOU NUMA FESTA PRIVADA E A OPOSIÇÃO NÃO PERDOA


 

A questão da desigualdade de género é desde o princípio da História da humanidade uma problemática de importância massiva. Ao longo dos tempos, foram-se consciencializando as pessoas e tomadas medidas para a diminuir.  

No ano de 2022, a desigualdade de género era ainda uma questão de grande magnitude.  

Felizmente, hoje, em março de 2043, podemos verificar um grande avanço neste problema. Estando muito orgulhosos do ponto da situação.  

 

Sanna Marin, de 36 anos, foi eleita primeira-ministra da Finlândia em 2019, tornando-se a primeira-ministra mais jovem no mundo. Sendo uma jovem mulher, crítica contínua não faltou.

Em agosto de 2022, Sanna Marin foi novamente alvo de crítica após a divulgação de um vídeo nas redes sociais onde esta aparece a festejar divertidamente com amigos numa festa. A competência da primeira-ministra para o cargo foi altamente questionada, quando o que aconteceu foi apenas a humanização da sua pessoa. Para além do seu cargo político, Sanna tem uma vida privada. 

Ora, a população finlandesa deparou-se com o facto de que ela, como todos nós, canta, ri e festeja. Para alguns, isto foi bastante chocante. Posto isto, os líderes dos partidos da oposição exigiram que a primeira-ministra fizesse um teste de despistagem de drogas. A jovem desculpou-se ainda publicamente não deixando de esclarecer: Vou ser exatamente a mesma pessoa que era até agora, e espero que isso seja aceite”.  

Na altura, pensei: “E se fosse com um homem?” A verdade é que provavelmente ninguém se importaria. Vimos vídeos de Cavaco Silva e Jerónimo de Sousa a dançar e achamos apenas cómico. Porque é que o vídeo de Sanna teve tanta relevância?  

Em 2022 a discriminação política entre homens e mulheres estava longe de ser erradicada. Mulheres na política eram julgadas minuciosamente na sua aparência e comportamento.  

É realmente um alívio que em 2043 a nossa Presidente da República em Portugal seja uma mulher a desenvolver um trabalho de tamanha excelência. 

 

PS: Recomendo a visualização do episódio 1 “Os políticos também dançam” da temporada 15 do programa “A Linha da Frente”, disponível na RTP Play.  

https://www.rtp.pt/play/p11145/e663888/linha-da-frente  



Andreia Dinis, 10.ºJ, Escola Secundária de Ermesinde

Sem comentários:

Enviar um comentário

A GRANDE E TRÁGICA AVENTURA DO TITAN

  Ler a notícia      Há alguns anos, vinte mais precisamente, cinco milionários decidiram entrar numa grande aventura, mas o que eles pensav...